The M+G+R Foundation

A Santíssima Trindade

O Conceito de Segredo


Representação da Santíssima Trindade


INTRODUÇÃO

Pela Graça de Deus, em Seu Santo Nome e de acordo com a Sua Vontade, tratarei de elucidar o conceito do segredo da Santíssima Trindade.

Não existem palavras nem expressões capazes de ilustrar alguma coisa que transcendam o universo criado. Portanto, utilizarei comparações e sinónimos do nosso mundo físico. Peço-lhe que seja benévolo com as minhas limitações de comunicação.


O CONCEITO DE SEGREDO

O conceito foi um mistério através dos séculos e é então activado com uma pergunta: Como é possível que haja um só Deus, mas ao mesmo tempo que sejan Três Pessoas Divinas e diferentes?

Vejamos: Um só Deus “está composto” de uma Substância Divina e única. Este Deus único manifesta-se em três Pessoas Divinas. Quer dizer: Uma substância em Três Pessoas: Três Manifestações.


DETALHES

+++ Uma Substância Única

Utilizemos a comparação química: A molécula do composto chamado “Água”, está formada por três átomos: dois átomos de hidrogénio e um átomo de oxigénio. A fórmula química é: H2O. Quando dois átomos de hidrogénio se combinam quimicamente com um átomo de oxigénio para criar uma molécula, a substância que daí resulta, é sempre a mesma e única: Água [H2O]. Esta substância única tem um conjunto de propriedades físicas e químicas que não se encontram noutro composto.

+++ Três Manifestações

A água [H2O] pode estar no estado gasoso, estado líquido ou estado sólido. Quer dizer, manifesta-se nos três estados de acordo com a pressão e a temperatura do meio ambiente em que se encontre. Isto tudo acontece sem deixar de ser a mesma e única substância: Água [H2O].

+++ A Comparação

O estado normal da água é aquele que se manifesta quando se encontra em condições normais (temperatura ambiental e pressão atmosférica a nível do mar), então, a “Manifestação Normal” da água [H2O] é o “Estado Líquido”.

Consideremos então esta comparação:

Deus Pai = “Manifestação Normal” = “Estado Líquido”;

portanto “Manifestação Concreta” = “Estado Sólido” de Deus Pai, é Jesus Cristo;

por isso, “Manifestação Espiritual” = “Estado Gasoso” de Deus Pai, é o Espírito Santo.

Uma Substância, Três Manifestações diferentes.

Sob determinadas condições de temperatura e pressão, a água [H2O] manifesta-se simultâneamente (em perfeito equilíbrio termodinâmico) em três estados: gasoso, líquido e sólido.

Tanto a água no “Estado Sólido”, como no “Estado Gasoso” provêm da água no “Estado Líquido”. Portanto a esse estado regressam uma vez que: O “Estado Líquido” é o “Maior de Todos”, mesmo sendo os três Estados manifestações da Mesma Substância: H2O.


Comentários

(1) O Divino sempre se reflecte no mundo físico. Portanto o conceito Triuno manifesta-se nos três estados físicos: Sólido, Líquido e Gasoso.

(2) O homem tem a semente das duas pessoas do Deus Triuno. O homem foi criado à imagem de Deus mas só será completamente realizado quando regressar ao Pai.

A semente do Espírito Santo é desvendada no Baptismo. Esta semente, se for cuidadosamente cultivada, frutificará nesse ser humano sob a forma de um espírito muito santo à imagem do Espírito Santo.

Quanto mais profundamente o homem viva a Palavra de Deus mais se assemelhará à “Palavra (O Verbo) Encarnada”, a imagem do Filho.

Mas para chegar a manifestar-se completamente no homem a “Imagem do Deus Triuno”. o terceiro componente só pode conseguir ao regressar ao seio do Pai.

(3) O homem foi feito à “Imagem de Deus”. Uma “Imagem” de um espelho ou projectada nunca é tão perfeita como a “Original”. No entanto, quanto mais perfeito for o espelho ou a projecção, mais fiel será a “Imagem” ao “Original”.

Ele “... é perfeito como o Pai é perfeito...” chama-nos a aperfeiçoar os nossos “espelhos” o mais possível, para que a “Imagem” reflectida por nós seja a mais perfeita possível. Mantendo em mente que, uma “Imagem” sempre é uma “Imagem”, não importa o grau de perfeição, porque...“Quem é como Deus?”

Quando Nosso Senhor Jesus Cristo disse que vendo-o a Ele, era como ver o Pai, o que Ele lhes dizia era que: Ele não é uma “Imagem”, Ele é a mesma substância, portanto, não é diferente do Pai porque... Ele própio é Deus!



Documentos relacionados

Misericórdia Divina - A única esperança para a humanidade (em Português)

Transubstanciação - Conversão do Pão e do Vinho no Corpo de Jesus - Está a ser feito correctamente? (em Espanhol)

Sede perfeitos como o vosso Pai celestial é perfeito (em Espanhol)

Deus Não Castiga - Nós escolhemos livremente os nossos infortúnios (em Português)

Sobre o conceito de Pecado - Não deve ser utilizado como um instrumento de escravatura (em Espanhol)

Leis Espirituais (em Inglês)

Mistérios de Deus que nos permitem compreender melhor as mensagens de Deus (em Português)

A Realidade do Purgatório - Como Refletido no Antigo e no Novo Testamento (em Inglês)

O Futuro das Almas - Céu ou Inferno? - O que acontece às almas quando o corpo morre? (em Inglês)

Homem e Anjos - A diferença fundamental antes da sua queda (em Inglês)

Os Anjos da Guarda - Uma Realidade (em Português)



En Español:  El Misterio de La Santísima Trinidad - Explicación del concepto subyacente

In English:  The Most Holy Trinity - Illumination of the Secret Concept

Originalmente publicado a nível mundial em Inglês em Maio de 1994. Nazaré, Portugal.


O Selo de São Miguel Arcanjo © Copyright 1999 - 2024 pela The M+G+R Foundation. Todos os direitos reservados. No entanto, este documento pode ser livremente reproduzido e distribuído desde que: (1) seja dado o devido crédito quanto à sua fonte; (2) não sejam feitas alterações ao texto sem consentimento prévio por escrito; e (3) não seja cobrada qualquer quantia.


The M+G+R Foundation
Na Internet desde 1998
Introdução para Primeira Visita Preguntas frequentes
Página Principal Portugues Página de Procura
Termos de Utilização Sobre Nós Contacto
Sitio de Emergência (Cópia Espelhada)
English Español