The M+G+R Foundation

O que é "Tempo" e "Eternidade"?

Predestinação e livre arbítrio

Ambos são uma realidade


Tempo e Eternidade


INTRODUÇÃO

Através deste documento, o leitor obterá informações que poderão esclarecer algumas questões sobre milagres, supostas comunicações celestiais, etc.

Há muitas verdades eternas escondidas que, uma vez compreendidas, fazem todo o sentido e são bastante lógicas. Cada religião dá-lhes nomes diferentes: Leis, Máximos, Provérbios, Filosofias, Princípios, etc. Todas elas fornecem algum tipo de leis segundo as quais se deve viver.

Há muitas razões concretas e muito específicas para tentar aderir-se a estas verdades. Todas elas estão relacionadas com a nossa natureza espiritual, psicológica e física.

Se estas razões fossem melhor compreendidas, muitas destas Verdades Divinas seriam totalmente coerentes, individual e colectivamente, e assim seriam prontamente aceites e alegremente cumpridas.

Uma vez que muitos mistérios não podem ser explicados, e os que podem ser explicados são compreendidos por apenas alguns, o conceito de obediência qualificada deve ser abraçado em muitos casos. Se Deus nos dá uma directiva, ela responde a uma razão e, quer a compreendamos ou não, ela deve ser tida em conta a fim de alcançar os melhores resultados, quando vivemos no "Tempo" a caminho da "Eternidade".

Não explicamos a uma criança porque é que ela não deve deixar cair um ornamento de vidro no chão. Os conceitos de gravidade, fragilidade do cristal, o perigo de lesão, a singularidade da peça de cristal, etc., estão para além da compreensão intelectual da criança. É por isso que lhe é dito para não o deixar cair e, para "resultados óptimos", é melhor obedecer.

Infelizmente, o conceito de obediência qualificada tem sido terrivelmente abusado e tem sido largamente abandonado, com consequências negativas.

As nossas orações procuram o Espírito Santo de Deus para iluminar a alma do leitor enquanto ele medita sobre esta pobre rendição de mistérios tão sublimes.


ANTECEDENTES

Os teólogos modernos têm enfatizado a lógica e o raciocínio humano, e têm minimizado a importância do misticismo. Ao não aceitar a realidade do reino sobrenatural, muitas Manifestações Celestiais e Comunicações são negadas ou, pior ainda, mal interpretadas e/ou mal aplicadas.

Por exemplo, examinemos a limitação da razão humana quando privada da componente mística: a "Inteligência Artificial", criada através da programação de computadores, está preparada para substituir o homem em muitas facetas da indústria e da ciência.

Este grande conceito técnico tem uma grande limitação na sua aplicação: falta a componente sobrenatural do ser humano (exemplos desta componente intangível: amor, lealdade, medo complexo, etc.).

A impressão do Espírito Santo de Deus na alma não pode ser integrada em programas informáticos. Assim, a "inteligência artificial" não é realmente "inteligente", uma vez que a inteligência humana é o resultado da integração de componentes naturais e sobrenaturais.

A "inteligência artificial" é para a "inteligência natural" como uma fotografia bidimensional de uma paisagem é para a visão real da paisagem.

Pela mesma razão: aqueles que desprezam o misticismo não podem e não compreenderão os caminhos do Céu. Acreditaria você na avaliação, digamos, da língua Portuguesa, feita por alguém que não a pode falar, ler ou compreender? Mesmo que o indivíduo consiga ler, falar e compreender, se não vive em Portugal há tempo suficiente para compreender a sua cultura, então a sua avaliação continuaria a ser deficiente.

O principal objectivo deste documento é ajudar a esclarecer certos mistérios que nos darão uma melhor compreensão das mensagens de fontes Divinas, quer sejam textos sagrados ou manifestações sobrenaturais, e como compreendê-las e aplicá-las correctamente.


DETALHES

Tempo e Eternidade

Tempo e Eternidade são dois quadros de referência completamente diferentes, mas estão ligados por um continuum (1). Maria, a Mãe de Jesus Cristo, existe na Eternidade mas, quando nos visita, ela age no quadro do Tempo. Deixem-me tentar ilustrar a sua diferença harmoniosa em termos físicos.

Uma fita de vídeo [ou uma gravação digital de um vídeo, em termos mais modernos] tem um filme inteiro gravado sobre ela. Quando o colocar num leitor de vídeo, verá o que é gravado num determinado ponto. Pode avançar rapidamente a fita e ver o que normalmente teria visto quinze minutos mais tarde. Pode voltar ao início e ver novamente o que poderia ter visto uma hora antes.

Por outras palavras, todo o filme está na fita, mas só se pode ver (só se pode viver) um instante do mesmo em qualquer momento. Isto representa o "Tempo". Há um passado, um presente e um futuro.

Para Deus não há "passado" nem "futuro"... tudo é "presente". Isto é "Eternidade". Usando o simbolismo da fita de vídeo: Deus é como um leitor de vídeo que pode reproduzir o vídeo inteiro em simultâneo. Ou seja, todo o filme está sempre a manifestar-se activamente perante Ele.


Predestinação?

Neste ponto podem surgir estas questões: "Não será isto predestinação? O que aconteceu ao nosso livre arbítrio?

Deixem-me usar outro simbolismo para responder a estas perguntas muito válidas e frequentemente colocadas, às quais algumas religiões e filosofias não dão respostas completas. Utilizaremos a aparição documentada da Virgem Maria em Fátima, Portugal, oficialmente aceite pela Igreja Católica Romana. Se não pode acreditar em tal evento, sugerimos que o aceite pelo menos como um quadro de referência.

Por exemplo, quando a Virgem Maria apareceu em Fátima, ela aconselhou-nos claramente que devemos parar de ofender Deus e fazer reparações, caso contrário, uma guerra pior do que a Primeira Guerra Mundial (que de facto se manifestou como Segunda Guerra Mundial) irromperia. (2)

Desde que Ela vive na Eternidade, Ela tem "visto o quadro inteiro", mas a Misericórdia Divina exige que sejamos amplamente avisados para que, se (quando) calamidades nos acontecem, sejam o resultado do nosso livre arbítrio. Desta forma, quando chegar o tempo da Justiça Divina, não teremos nada de que nos queixar a Deus.

Outro exemplo: a Maternidade Divina de Maria (3), conhecida por Deus desde toda a Eternidade, tornou-se um facto como um acto do livre arbítrio dela. Deus preparou-a antecipadamente (Imaculada Conceição), mas Ela permitiu que acontecesse respondendo ao movimento Divino com um "Sim".

Portanto, quando ouvimos Maria falar de certas punições relacionadas com esta ou aquela nossa acção (4), Ela sabe se elas terão lugar - e, de facto, o evento pode ter sido anunciado, com mais ou menos detalhe, nas Escrituras. Contudo, Deus, na Sua infinita Misericórdia, fará o Seu melhor para nos ajudar a fazer as escolhas certas (exercer o nosso livre arbítrio) e temperar a sua severidade.

"Então para que serve tentar por mais tempo?", alguns perguntarão. A resposta: Porque os Tempos de Tribulações e Castigo, o Apocalipse, são preditos nas Escrituras, mas a sua duração e severidade são variáveis e dependem da nossa resposta aos avisos do Céu. Mesmo que dois terços da população tenham de morrer: Há muitas formas de morrer, algumas são menos dolorosas do que outras.

Por exemplo. Se as Escrituras declarassem que uma "Tempestade vai castigar a costa do Norte de Inglaterra", a "Tempestade" poderia ser uma tempestade tropical, um furacão de baixa intensidade, um furacão poderoso ou um golpe directo de um tornado. Assim, a profecia bíblica seria cumprida, embora a sua gravidade pudesse variar desde um "inconveniente" até um "massacre".


A nossa Viagem no "Tempo"

Como você deve saber, existe um Livro da Vida [Apoc. 21:12] (5) no qual estão listados os nomes de todos aqueles que vão para o Céu. Porque é que existe tal Livro? Porque na "Eternidade" tudo está cumprido e, se uma alma vai para o Céu, mesmo que tal alma esteja num corpo e viva na Terra, no "Tempo", tal alma com o seu corpo glorioso está simultaneamente no Céu na "Eternidade", ou seja, o seu nome tem de estar no Livro da Vida.

Isto também é confirmado por Paulo em Actos 13:48: E quando os gentios a ouviram, alegraram-se e glorificaram a palavra do Senhor; e todos quantos foram ordenados para a vida eterna acreditaram.

Portanto, quando essa alma nasce no "Tempo", essa alma está marcada para ir para o Céu. A questão é: "Quão difícil ou quão fácil será essa viagem"? Isso dependerá inteiramente de como essa alma exercitará o seu livre arbítrio.

Deus tem um plano para a nossa viagem no "Tempo". Se seguirmos esse plano particular e altamente individual desde o nascimento até à morte, a nossa passagem pelo "Tempo" será tão suave quanto possível. No entanto, exercendo o nosso livre arbítrio, podemos afastar-nos desse "plano perfeito".

O sofrimento adicional que podemos acrescentar à nossa viagem é proporcional ao quanto nos desviamos. O sofrimento surge da Misericórdia Divina e não da Justiça Divina porque Deus quer que nos mantenhamos no caminho do "plano perfeito" para o nosso próprio bem.

Quando Jesus Cristo disse: "Tomai a vossa cruz e segui-me" (6) Ele não nos estava a dizer que, por sermos cristãos, teríamos de lutar todos os dias com os leões no Coliseu Romano. Ele referia-se ao seguinte:

(a) "Pegue na sua cruz...". "Todos nascemos com um pecado original. Esta é uma "cruz de nascimento" que, por um lado, nos torna propensos ao pecado e, ao mesmo tempo, nos dá a oportunidade de exercer o nosso livre arbítrio e escolher o bem em vez do mal.

(b) "...e segue-Me": Se vivermos o mais próximo possível dos Seus ensinamentos, então passaremos pelo "Tempo" com aquela "cruz de nascimento", e todas as outras cruzes que possamos apanhar pelo caminho, com o mínimo de desconforto possível.

Seremos punidos "...como a prata é refinada...", mas a severidade, ou seja, a quantidade de sofrimento, ainda está nas nossas mãos e depende dos actos do nosso livre arbítrio. Temos dificuldade em compreender que Deus nos deu mais controlo real sobre as nossas vidas e mortes do que poderíamos ter tido sobre qualquer outra coisa neste mundo por qualquer outro meio. No entanto, para exercer esse controlo devemos "segui-Lo".

E esta, irmãos, é a própria razão pela qual o mundo tem recebido tantas verdadeiras Mensagens Celestiais desde a primeira metade do século XIX. O céu ainda está a tentar ajudar-nos. Muitos dos pobres membros do clero que se julgam iluminados pela ciência dizem: "As últimas revelações do Céu cessaram quando São João (o Evangelista) morreu. Não precisamos de mensagens do Céu."

O que estas pobres almas não conseguem ver é que falhámos miseravelmente na aplicação dos ensinamentos de Jesus Cristo (7) e que, como consequência, Ele, na Sua infinita Misericórdia, está a estender a mão uma última vez para nos guiar passo a passo até Ele e nos ajudar a minimizar o nosso sofrimento (8) à medida que nos aproximamos do Fim dos Tempos.

As legítimas mensagens Divinas não nos dizem nada de novo, apenas nos incitam e encorajam a viver como Ele próprio nos instruiu pessoalmente há quase 2000 anos... e não temos ouvido porque temos estado demasiado ocupados com os assuntos de Mammon.


Confusão sobre o (biblicamente anunciado) Castigo

A confusão continua a reinar em relação às Tribulações, Castigos, Fim dos Tempos, Três Dias de Trevas, etc... Se se estudar cuidadosamente as referências bíblicas dadas com a "Sequência Geral de Eventos...", (9) a confusão desaparecerá ou, pelo menos, será minimizada.

No entanto, neste documento, vamos apontar o erro mais persistente: A aparente confusão entre os Castigos, os muito profetizados Três Dias de Trevas e o Fim destes Tempos.

Tomando as Sagradas Escrituras como referência e procurando o rigor interno dentro desse quadro:

Pensemos: Quando Nosso Senhor regressar em Glória para seleccionar e tomar os Seus eleitos, será para "separá-los" enquanto a criação está a ser renovada. Ele devolverá então estes eleitos que, juntamente com o grupo da Primeira Ressurreição, reinarão com Jesus Cristo na criação renovada.

Por conseguinte, esta cena, estritamente tomada do Apocalipse de São João, não parece concordar com muitas profecias fiáveis sobre o período após os Três Dias de Trevas. Por exemplo: "...a terra tornar-se-á um vasto cemitério; os cadáveres dos ímpios e dos justos cobrirão a face da terra. A fome que se seguirá será imensa". (10)

Parecem-se estas consequências com a Nova Criação? "A fome que se seguirá será imensa..." Fome nos 1000 anos do reinado de Cristo na terra? Não faz qualquer sentido porque o raciocínio é errado. Obviamente, os Três Dias de Trevas serão algum tempo antes do Seu Glorioso Regresso e do Fim destes Tempos.

Lembre-se: Estamos a falar do Fim destes Tempos e não do Fim do Mundo.


CONCLUSÃO

Harmonia e Coerência

Há muitos buscadores de Mensagens Celestiais e profetas da Calamidades que não rezam e meditam sobre as Sagradas Escrituras. Nem sequer eles própios obedecem às mensagens que tão assiduamente procuram e promovem.

Deve haver harmonia entre as Mensagens e as Escrituras. Nenhum evento apocalíptico terá lugar do qual não tenhamos sido avisados com pelo menos 1900 anos de antecedência. No entanto, o nível de dor ainda está nas nossas mãos, à medida que fazemos reparações e pagamos pelos nossos erros.



NOTAS           
(1) Ainda não sou capaz de descrever o pouco me foi revelado sobre este "continuum". O filme Contacto (1997) proporciona um vislumbre do mesmo.
(2) Cronogia dos Eventos de Fátima (em Espanhol)
(3) A Maternidade Divina de Maria  (em Espanhol)
(4) O Aviso (em Espanhol) e O Milagre (em Espanhol)
(5) Se não acredita nas Sagradas Escrituras, mais uma vez, encorajamo-lo a olhar para isto como um exemplo e a notar a necessidade de consistência interna/externa necessária ao discutir eventos sobrenaturais e/ou profecias.
(6) A nossa viagem neste mundo  (em Português)
(7) Exemplo 1 (em Espanhol)  |  Exemplo 2 (em Inglês)  |  Exemplo 3 (em Inglês)  |  Exemplo 4 (em Espanhol)
(8) Como tornar mínimo o nosso sofrimento  (em Português)
(9) A Sequência Geral dos Eventos que Levam ao Fim destes Tempos  (em Português)
(10) Este é apenas um excerto de uma profecia verdadeiramente representativa dos Três Dias de Trevas (em Espanhol). [Por Marie Julie Jahenny]



Documentos relacionados

Deus - Homem - Milagres - Fé - Mente  (em Espanhol)

A Sequência Geral dos Eventos que Levam ao Fim destes Tempos  (em Português)

Sofrimento? Não sofra mais do que o necessário, carregue a sua cruz e siga-Me!  (em Português)

Não há necessidade de desesperar ou desistir  (em Português)

Divinações e curas... e Deus?  (em Português)

Os Sinais do Regresso de Jesus Cristo  (em Espanhol)



En Español:  Misterios de Dios que nos permiten entender mejor los mensajes divinos

In English:  Mysteries that allow us to better understand Heavenly Messages

Originalmente publicado mundialmente em Inglês, em Fevereiro de 1995. Nazaré, Portugal • Traduzido para Português em 19 de Agosto de 2022


O Selo de São Miguel Arcanjo © Copyright 2000 - 2024 pela The M+G+R Foundation. Todos os direitos reservados. No entanto, este documento pode ser livremente reproduzido e distribuído desde que: (1) seja dado o devido crédito quanto à sua fonte; (2) não sejam feitas alterações ao texto sem consentimento prévio por escrito; e (3) não seja cobrada qualquer quantia.


The M+G+R Foundation
Na Internet desde 1998
Introdução para Primeira Visita Preguntas frequentes
Página Principal Portugues Página de Procura
Termos de Utilização Sobre Nós Contacto
Sitio de Emergência (Cópia Espelhada)
English Español