The M+G+R Foundation

Não há razão para desesperar nem para se dar por vencido

A santificação não é instantânea. O santo não nasce. O santo "Faz-se"


As Trevas

Pessoas há que pensam que, ao encontrar Deus (1), se convertem automaticamente em santos e que não voltarão mais a pecar.

Isto não tem sentido e teologicamente está errado. Esta é uma das inúmeras artimanhas que o maligno utiliza para nos desalentar na nossa relação com Deus. Por falta de fé, de luz e de evangelização damo-nos tantas vezes, por derrotados.


A Luz

Abram as janelas da alma e deixem que nela brilhe o Sol. Porquê? Eis a "Boa-Nova": Deus não nos vai julgar pelo nosso grau de santidade, mas, sim pelo esforço sincero de santificação, que fizermos dia a dia.

Presta atenção à Parábola: Um pai tem dois filhos. Um, tem o dom genético de ter uma boa constituição física. Basta-lhe uma hora semanal de educação física para manter a sua boa forma. O outro, é magro e fisicamente, subdotado. Este reconhece que fisicamente não é um bom exemplar humano. No entanto, também sabe que, se quiser, também ele poderá melhorar a sua compleição física.

Com o carinho, o estímulo e o amor do pai, o segundo filho matriculou-se no Ginásio e começou um programa intenso de educação e cultura física. Compreendia esse programa 18 horas semanais de exercícios e uma dieta especial que excluia os géneros alimentícios (má alimentação) preferidos dos jovens de hoje.

As semanas eram meses... os meses, anos. Houve progressos mas, também retrocessos e desânimos, mas, com o estímulo do pai, o filho desenvolveu-se de tal forma que nos fazia lembrar a famosa escultura de "David" (de Miguel Angelo), embora imperfeita!

Qual dos dois filhos causará maior admiração a seus pais, familiares e amigos? A qual dos dois filhos darias tu emprego, se necessitasses de um empregado de confiança, empreendedor e perseverante? Ao segundo, é claro! Pois bem, a alma é como que o nosso corpo espiritual. Se formos persistentes em exercitar a nossa alma segundo os ensinamentos e os mandamentos de Deus, alcaçaremos o "nível" de "beleza", de perfeição espiritual que Deus espera de nós. É claro que no percurso encontraremos grandes tentaçöes, desânimos, depressöes mas, Deus está sempre connosco, neste caminhar passo a passo, como nosso "treinador", encorajando-nos; dando-nos a força de que precisamos para alcançarmos a meta física e espiritual.

Pensas que isto é uma fábula? Muitos até acrescentarão: "Sem fundamento bíblico!"


Prova

Felizmente tem fundamento bíblico. Se ler a Parábola de Filho Pródigo (2) ficará espantado. Esta Parábola é uma das mais mal interpretadas ou compreendidas do Novo Testamento e, provavelmente, contém a maior consolação para os que percorremos este "Vale de Lágrimas" ao qual chamamos "Vida" para a Eternidade.

Nos versiculos 17-19, o Filho Pródigo entrou em si, compreendeu que procedeu mal. Decidiu regressar à Casa Paterna, humildemente, não já como filho, mas para servir como um jornaleiro. Versiculos 20-24:

"Partiu, e foi ter com seu Pai. Ainda estava longe quando o Pai o viu e, enchendo-se de compaixão, correu a lançar-se-lhe ao pescoço, cobrindo-o de beijos. O filho disse-lhe: 'Pai, pequei contra o céu e contra Ti, já não mereço ser chamado teu filho.' Mas, o Pai disse aos criados: 'Trazei depressa a mais bela túnica e vesti-lha; ponde-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés; trazei o vitelo gordo e matai-o. Comamos, alegremo-nos porque este meu filho estava morto e voltou à vida, estava perdido e encontrou-se.' E a festa começöu!"


A Consolação. O Gozo.

Eis a chave de tamanho gozo: "...ainda estava longe quando o Pai viu e... correu a lançar-se-lhe ao pescoço..." É dizer, correu ao seu encontro.

O Pai não ficou ali à espera que seu filho empreendesse viagem de regresso sem a sua ajuda, nem tão pouco ignourou a queda do filho.

Que fez ele? Correu ao encontro do filho para, então, com ele, regressar ao lar, passo a passo. Lar? Que lar? A Casa de Pai, O Ceu, O Paraiso Eterno.

O que é que mais podemos pedir?

Coragem, irmãos! Rectifiquemos as ofensas cometidas contra o nosso Pai. Todos cometemos erros; todos O ofendemos recusando o Seu amor ao violarmos as Suas Leis, os Seus Mandamentos. Procuremos viver rectamente. Procuremos alcançar o Céu na Terra - uma Paz que só Deus pode dar. Depois, na vida sobrenatural com Ele na Eternidade. Ele caminhará contigo lado a lado, leve o tempo que levar. Ele garante a tua chegada a Casa, à Sua Casa, a Nossa Casa. Prometo! É Verdade!



NOTAS              

(1) O sinal de verdadeira conversão é a consciência da realidade de Deus.

(2) S.Lucas 15: 11-32




En Español:  ¡No desespere! ¡No se dé por vencido! Es un pasito cada vez

In English:  Do not despair! Do not give up! It is one step at a time!

Originalmente publicado a nível mundial en Inglês em Setembro de 1997. Texas. U.S.A.

© Copyright 1999 - 2021 pela The M+G+R Foundation. Todos os dereitos reservados. Não entanto, você pode livremente reproduzir e distribuir este documento, sempre e quando: (1) Referência apropriada é feita sobre a sua origem; (2) Nenhuma modificacão é feita ao texto sem prévia autorização escrita; e (3) Não haja recebimento de quantias pelo mesmo.



Documentos relacionados

A Santíssima Trindade - O Conceito de Segredo

Adivinhos, Curandeiros - E Deus quê?

Carrega com a tua cruz e segue-Me

Misericórdia Divina - A única esperança para a humanidade

Disfunção Espiritual - Identificação, Tratamento e Cura  (em Espanhol)

O Sofrimento: A Participação da Humanidade na Sua Própia Redenção

Não desespere, mesmo que esteja a ser testado até ao limite  (en Inglés)

Não percam a fé, não se deixem dominar pelos acontecimentos  (em Espanhol)

Porque é que Deus às vezes tem de dizer não!  (em Inglês)



The M+G+R Foundation

Termos de Utilização  |  Sobre Nós  |  Preguntas frecuentes  |  Contacto  |  Se esta é a sua primeira visita:  Introdução  |  Se é um visitante regular:  Página Principal  |  Español  |  Portugues  |  Sitio de Emergência  |  Para pesquisar informação:  Página de Procura  |  Índice de Documentos

Future Use

Nota: Si la imagen de arriba no aparece sobre este documento, significa que no está usted viendo el documento original de nuestros servidores. Si tiene alguna duda sobre la autenticidad del documento, le recomendamos que acceda a nuestro servidor otra vez y pinche sobre el botón de "Refrescar" o "Recargar" de su Navegador para ver el documento original.