The M+G+R Foundation

O Colapso do Império Português

Uma ilustração perfeita das consequências de violar as Leis de Deus


Ruínas da Igreja Patriarcal de D. João V [1755]


PROPÓSITO

O objectivo deste breve documento é ilustrar, mais uma vez, que as consequências de repetidas violações da Lei Divina —comummente chamada Justiça Divina— é uma realidade a não tomar de ânimo leve.

Além disso, vamos revelar o que esteve realmente por detrás do colapso do poderoso Império Português no século XVIII. Um império em que o Sol nunca se punha.

miguel de Portugal perguntava-se frequentemente o que desencadeou um tal colapso; um colapso que levou Portugal a tornar-se quase um país do Terceiro Mundo. Neste documento identificaremos o gatilho espiritual que desencadeou a Justiça Divina que se expressou através de uma série de terramotos, um tsunami e incêndios que praticamente varreram a Capital Imperial do Império Português, Lisboa, da face da Terra, ao mesmo tempo que destruíram a moral do povo português.


INTRODUÇÃO

De um ponto de vista teológico e estatístico, não acreditar em Deus não isenta o incrédulo das consequências da Justiça Divina. Também não é uma isenção reverenciar a Deus hipocritamente sem pôr o coração e as obras n'Ele (1).

Embora a Sua metodologia possa escapar à compreensão humana média, quando é vista através das lentes do Seu plano para a Criação e do papel que Ele deu aos humanos criados na Sua Imagem, tudo começa a fazer sentido sobrenatural.

A este respeito, existe um filme de 1986, "A Missão" (2), do qual nada sabíamos, nem o nome nem a fama, apesar de ter sido altamente aclamado nos Estados Unidos e na Europa e de ter ganho vários prémios importantes. A Providência teve que nos depararmos com ele e o vimos.


DETALHES

O filme, em termos gerais, é sobre...

...as Reduções Jesuítas, um programa através do qual missionários jesuítas estabeleceram missões independentes do Estado espanhol para ensinar o Cristianismo aos nativos. Conta a história de um padre jesuíta espanhol, Padre Gabriel, que em meados do século XVIII vai para a selva sul-americana para construir uma missão e converter uma comunidade de índios Guarani ao Cristianismo.

Infelizmente, as opiniões políticas em Espanha e Portugal começam a mudar, e os dois países assinam um tratado em 1750 no qual Espanha cede algumas terras a Portugal para a conquista e civilização dos colonizadores portugueses, que pretendem escravizar os Guarani e outras tribos. No entanto, porque as missões jesuítas podem impedir este novo plano, o emissário do Papa Bento XIV, o Cardeal Altamirano, é enviado para inspeccionar as missões e decidir quais —e se algumas— são permitidas.

Sob enorme pressão, tanto de proprietários de plantações como de políticos em Portugal, o Cardeal Altamirano é forçado a escolher entre o menor de dois males..... O Cardeal Altamirano lamenta ter de "podar um membro tão... belo e vibrante" "para que todo (da Ordem dos Jesuítas de todo o mundo) possa ser salvo". Ele transmite a decisão política oficial de que a missão do Padre Gabriel deve ser encerrada. Os proprietários e colonos das plantações começam a planear a sua primeira rusga contra os Guarani e a missão.

Os convertidos Guarani, que professaram uma fé tão forte que faria todos os cristãos na Europa parecerem ateus em comparação, recusaram-se a regressar à selva onde "o diabo reside". Como o mestre por detrás deste cabo de guerra para tornar os índios Guarani novamente disponíveis como "carne de escravo" foi o Marquês de Pombal —o português que puxou os cordelinhos do rei português— os portugueses não perderam tempo para avançar e começar a massacrar aquelas almas que se tinham rendido a Jesus e Maria sem reservas.

Isto aconteceu no ano de 1755 — lembrem-se deste ano!

Nessa altura —embora os governantes de Portugal se tivessem tornado no que a maioria dos monarcas provaram ser: parasitas sociais (como Deus avisou os israelitas através de Samuel [1 Reis 8])— Portugal, uma nação minúscula, tinha um notável império mundial. Na verdade, o sol nunca se punha no Império Português.

Vejamos agora como o acima exposto se relaciona com a mensagem que estamos a tentar transmitir....

Nunca podíamos compreender como aquele Portugal imperial e poderoso tinha declinado ao ponto em que estava quando aderiu à União Europeia: um centímetro abaixo de um país do terceiro mundo — segundo os seus próprios olhos.

Foi apenas no 250 aniversário do terramoto que praticamente varreu a capital imperial do Império Português, Lisboa, da face da Terra que compreendemos a razão do declínio. Vários grandes terramotos (3) com réplicas que duraram meses, juntamente com tsunamis subsequentes que foram seguidos por incêndios violentos, iniciaram o colapso do poderoso Império Português.

Em comemoração do aniversário de tal evento —um evento talvez igualado apenas pela combinação da destruição do furacão que atingiu Galveston, Texas, em 1900 e o terramoto que devastou São Francisco, Califórnia, em 1906— foi publicado um livro (4) contendo a maioria das cartas do Embaixador do Vaticano em Lisboa (Núncio Apostólico) e do Patriarca de Lisboa ao Papa e ao Secretário de Estado do Vaticano, relatando quase dia após dia o que estava a acontecer em Lisboa.

Estas cartas revelaram que, nessa altura, o Império Português só era sustentado pelo que se tinha tornado um mito: aquilo que os portugueses acreditavam ser um Rei todo-poderoso e a Protecção Divina incondicional de Deus já não era algo com que se pudesse contar.

O Rei e a sua corte, assim como o Pontífice Romano e a sua corte, ficaram impotentes perante a situação. Se um sacerdote se atrevesse a afirmar que o que estava a acontecer a Portugal era o resultado da decadência a que tinham chegado as classes dirigentes e eclesiásticas, ele arriscava a sua vida.

O que aconteceu à moral e auto-estima dos portugueses em resultado daquele terramoto foi pior do que o que aconteceu à cidade de Lisboa; um "algo" que ainda hoje perpassa todo o país!

De volta à situação dos nativos Guarani...

O que desencadeou o início do massacre destes novos e totalmente dedicados filhos de Deus —os nativos Guarani— pelos portugueses foi a decisão do Cardeal Altamirano de "podar um membro tão... belo e vibrante" "para que o todo (da Ordem dos Jesuítas de todo o mundo) pudesse ser salvo". Mais uma vez, a hierarquia da Igreja Católica Romana vira as costas aos fracos para satisfazer os poderosos, neste caso o Marquês de Pombal.


CONCLUSÃO

Oh, sim... A destruição total do Império Português começou pouco depois dos seus soldados terem iniciado o massacre indiscriminado daqueles novos filhos de Deus insuspeitos: os Guarani nativos. O primeiro terramoto atingiu Lisboa em 1 de Novembro de 1755 — no Dia de Todos os Santos para melhor sublinhar a mensagem... uma mensagem que, como é habitual entre os humanos, foi ignorada.


EPÍLOGO

A residência do Marques de Pombal em Lisboa foi uma das poucas estruturas que restaram de pé e, tal como Hitler interpretou o facto de ter sobrevivido à última tentativa da sua vida como um sinal de Deus para continuar a destruição da Europa, Pombal viu este "sinal" como um encorajamento do Céu para continuar os seus esforços para destruir os Jesuítas portugueses e as suas missões na América do Sul. O rei "católico" português Dom José I "fechou os olhos", mais uma vez, e deixou Pombal fazer o que lhe apeteceu.

Este trágico acontecimento deu origem ao que hoje é conhecido como Teologia da Libertação.

Que aqueles que têm Ouvidos, Ouçam e aqueles que têm Olhos, Vejam, porque a história, como demonstrámos claramente (5), se repete com força.



NOTAS                
(1) Mateus 7: 21-23
(2) A Missão - o filme  ||  Missões jesuíticas na América
(3) Os terramotos, tsunamis e incêndios de Lisboa
(4) "O Terrivel Terramoto da Cidade Qu Foi Lisboa - Corespondência do Núncio Filippo Acciaiuoli", preparado por Arnaldo Pinto Cardoso - Outubro 2005 - Alêtheia Editores
(5) A Revolução Francesa e os "ventos que sopram hoje" (em Inglês)



Documentos relacionados

O Sofrimento: Participação da Humanidade na Própia Redenção

O poder da oração é real! - Use-o!  (em Espanhol)

Idolatria y o perigo mortal do Fanatismo

Como funciona a Justiça Divina - O Rei David, Nathan e o Paralelo à Guerra do Vietname  (em Inglês)



En Español:  El colapso del Imperio Portugués - Una perfecta ilustración de las consecuencias de violar las Leyes Divinas

In English:  Divine Justice in Action - A book case: The Collapse of the Portuguese Empire

Publicado a 13 de Maio de 2009 - [Nossa Senhora do Santíssimo Sacramento + Primeira Aparição de
Nossa Senhora em Fátima]. • Traduzido para Português em 14 de Agosto de 2022 - com a ajuda de DeepL.com/Translator


O Selo de São Miguel Arcanjo © Copyright 2009 - 2024 pela The M+G+R Foundation. Todos os direitos reservados. No entanto, este documento pode ser livremente reproduzido e distribuído desde que: (1) seja dado o devido crédito quanto à sua fonte; (2) não sejam feitas alterações ao texto sem consentimento prévio por escrito; e (3) não seja cobrada qualquer quantia.


The M+G+R Foundation
Na Internet desde 1998
Introdução para Primeira Visita Preguntas frequentes
Página Principal Portugues Página de Procura
Termos de Utilização Sobre Nós Contacto
Sitio de Emergência (Cópia Espelhada)
English Español