The M+G+R Foundation

A verdadeira natureza de

Os “Mestres de Sabedoria” de Helena Blavatsky e a sua “Teosofia”


Quem era Blavatsky, quem estava por trás dela e como influenciaram o mundo

Um documento convidado – Por Ricardo de Valencia


Imagen: O dragão contando a Blavatsky o que ela tem a dizer


PROPÓSITO

O principal objectivo deste documento é lembrar aos fiéis seguidores de Cristo que:

não é contra carne e sangue que temos que lutar, mas sim contra os principados, contra as potestades, conta os príncipes do mundo destas trevas, contra as hostes espirituais da iniqüidade nas regiões celestes. [Efésios 6:12]

Portanto, encorajando a...

... tomai toda a armadura de Deus, para que possais resistir no dia mau e, havendo feito tudo, permanecer firmes. Estai, pois, firmes, tendo cingidos os vossos lombos com a verdade, e vestida a couraça da justiça, e calçando os pés com a preparação do evangelho da paz, tomando, sobretudo, o escudo da fé, com o qual podereis apagar todos os dardos inflamados do Maligno. Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus; com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos, [Efésios 6:13-18]


INTRODUÇÃO

A leitura deste documento pode ser complementada pelo relatório de Lee Penn “Helena Blavatsky e a Sociedade Teosófica” (2). Enquanto o documento de Lee Penn aborda o assunto num estilo mais literário, este documento pretende dar uma visão mais esquemática e expor com ainda maior clareza a verdadeira natureza por detrás de Helena Blavatsky e da sua Teosofia.


DETALHES

Quem foi Helena Blavatsky?

Quais eram os seus “ensinamentos”?

Quem supostamente instruiu H.P. Blavatsky?

Quem geria realmente o canal “Blavatsky”?

Como eles influenciaram o mundo – Os seus maus frutos


Quem foi Helena Blavatsky?

Helena Petrovna Blavatsky (1831-1891) foi uma espiritualista russa (1) e escritora (emigrada para os EUA) que fundou uma mistura esotérica de filosofia, ocultismo, espiritualismo, satanismo e religião (2)(3a) a que ela e os seus seguidores chamaram Teosofia. A Teosofia de Blavatsky (4) inclui formas distorcidas de Hinduísmo e Budismo (2). Blavatsky proclamou que estava a reviver uma “Sabedoria Antiga” (3) cujo estudo traria um “regresso à grande religião do passado” —a adoração do “Dragão e do Sol”— para que “o Bramanismo e o Budismo, o Cristianismo e o Maometanismo desaparecessem” (2). As suas principais obras, reverenciadas pelos teosofistas, foram “Isis Desvelada” (2a) e “A Doutrina Secreta” (2b).

Sem que muitos saibam, ela e o seu movimento Teosófico desempenharam um papel notório na propagação do ocultismo, do esoterismo e da ideologia do falso misticismo —“Nova Era” e orientalismo distorcido— que permeia a nossa sociedade de hoje e é o viveiro para que o mundo abrace uma Nova Religião Mundial.

Volver a DETALLES



Quais eram os seus “ensinamentos”?

Entre as blasfémias que ela pregou, as mais notórias são as seguintes.

A “reabilitação” de Satanás e o desprezo por Deus:

Nos seus escritos, Helena Blavatsky disse que satanás é: “o verdadeiro criador e benfeitor”, “o Pai da humanidade Espiritual”, “o Espírito divino” e “mais alto e mais velho que Jeová”. No seu livro “A Doutrina Secreta”, Blavatsky disse: “Satanás irá agora mostrar-se, no ensino da Doutrina Secreta, alegorizado como o Bem, e o Sacrifício, um Deus de Sabedoria, sob diferentes nomes”. Entretanto, disse que o Deus de Abraão era apenas um “deus tribal”, “um deus entre outros deuses” —ou seja, um falso Deus— e que esperava que “a adoração do Dragão” (a criatura mítica tradicionalmente associada a satanás) fizesse parte da “religião do futuro”. (2)

O “engano” da Fé Cristã:

Blavatsky disse que um dos principais objectivos da sua obra “Isis Desvelada” era mostrar “que Jesus, o Cristo-Deus, é um mito inventado dois séculos após a morte do verdadeiro Jesus hebreu”negando assim claramente a Divindade de Jesus (2a). Além disso, na sua obra “A Doutrina Secreta”, ela disse que “a humanidade se livrará dos seus falsos deuses [incluindo o Deus de Abraão], e acabará por ser redimida a si própria – repudiando assim o Único Deus Verdadeiro e negando totalmente a redenção através de Jesus Cristo, ou seja, negando a essência da Fé Cristã (2b).

Segundo ela, “o Cristianismo teológico é “o principal adversário do livre pensamento” (2a). Mas, como ela atacava tão descaradamente a essência da Fé Cristã, a sua distinção de “teológico” era uma forma hipócrita de colocar as coisas. Não pode haver Cristianismo “prático” ou “teológico” ou de qualquer tipo se se negar Jesus Cristo; portanto, ela estava a atacar o Cristianismo como um todo.

A “natureza divina” do homem e a possibilidade de todos serem “um Cristo”:

Ela repetiu a mesma tentação —a tentação de ser como Deus— vomitada pela antiga serpente e que causou a expulsão da humanidade do Paraíso, quando Blavatsky disse que o homem é verdadeiramente divindade manifestada nos seus dois aspectos – o bem e o mal” (2b). Também dela: “o logos é Christos, aquele princípio da nossa natureza interior que se desenvolve em nós no Eu Espiritual – o Eu Superior” (5) — proclamando assim que “Christos” é uma qualidade que qualquer ser humano pode desenvolver e que o objectivo não é um encontro com um Deus exterior.

A “reinterpretação” dos ensinamentos de Jesus Cristo como “ensinamentos ocultistas”:

Ela escreveu: “Pois os ensinamentos de Cristo eram ensinamentos ocultos, que só podiam ser explicados na iniciação. Nunca foram destinados às massas, pois Jesus proibiu os doze de irem aos gentios e aos samaritanos (Mt 10,5-6), e repetiu aos seus discípulos que os 'mistérios do Céu' eram só para eles, não para as multidões (Mc 4,11).” (5)

O nosso comentário:

Os mistérios necessários para a Salvação já foram revelados a toda a humanidade. Não são “ocultos” ou “esotéricos”. Todos podem aceitar o mistério revelado de que Jesus Cristo morreu pela nossa redenção e ressuscitou ao terceiro dia ou não o aceitar. A Fé Cristã não depende de saber como funcionou a Ressurreição. Não foi dada aos Apóstolos uma “fórmula mágica” de sabedoria antiga” para a Ressurreição ou a sua fé seria necessariamente nula (e, portanto, também a sua sinceridade e credibilidade).

O apelo ao “oculto” e ao “esotérico” é um convite a prosseguir o conhecimento através da investigação intelectual e espiritual, mas “espiritual” no sentido de “com ajudas espirituais diferentes do recurso a Deus” – que é precisamente o oposto do que a Fé Cristã prega (recorde-se o comportamento do Rei Saul no Primeiro Livro de Samuel, cap. 28).

Para uma explicação mais detalhada, pode visitar o nosso documento relacionado “Foram os ensinamentos de Jesus 'esotéricos' ensinamentos que só deveriam ser revelados aos 'iniciados'?

Quanto a Mt 10:5-6, a explicação simples e correcta é que a Boa Nova devia ser pregada primeiro aos judeus. Depois, Jesus instruiu os seus apóstolos para “irem por todo o mundo e pregarem o evangelho a toda a criatura” (Mc 16:15). Isto deveria ser suficiente para mostrar que Blavatsky tinha um interesse particular em disfarçar até os factos mais óbvios narrados no Evangelho.


A hipocrisia de afirmar que as suas palavras não contradizem os ensinamentos de Jesus:

Duas amostras:

(a) Em “A Doutrina Secreta” ele disse que o livro “não contém uma única palavra contra os puros ensinamentos de Jesus” (2), enquanto que uma das chaves do livro é a reabilitação de satanás e dos anjos caídos.

(b) Alguns teosofistas (6) atrevem-se mesmo a dizer que “você pode ser cristão e teosofista ao mesmo tempo”.

Como acabámos de ver acima, Blavatsky atacou clara e inequivocamente a essência do Cristianismo: ela rejeitou Jesus como o Único Messias Verdadeiro e, mais ainda, rejeitou o Deus de Abraão, despedindo-O como “deus tribal”. Essa não é simplesmente a posição de um ateu mas, ao afirmar que Jesus e os seus Apóstolos eram portadores de outros conhecimentos ocultistas diferentes dos abertamente manifestados aos cristãos, ele qualifica-os, de facto, como grandes mentirosos e perpetradores do maior engano da história.

Infectados pelo vírus de Blavatsky ou por outros, muitos “teosofistas” e muitos “investigadores esotéricos” vivem nesta inconsistência: ainda vêem Jesus como um “grande homem honesto” ao mesmo tempo que constroem um cenário que só seria possível se Jesus e os seus seguidores fossem os perpetradores de uma grande mentira e engano.

A aspiração geral de Blavatsky pode ser resumida nas suas próprias palavras:

“A Doutrina Secreta [a doutrina que ela pregava] deve um dia tornar-se o Karma justo das Igrejas – mais anticristão do que as assembleias representativas dos mais confirmados materialistas e ateus.” (5)

Estas são apenas algumas citações da caneta de Helena B. Blavatsky e, a partir delas, os seus ensinamentos contra a Fé Cristã e a favor de uma religião mundial que incluiria o culto a satanás não podiam ser mais claros!

Volver a DETALLES



Quem supostamente instruiu H.P. Blavatsky?

Segundo Blavatsky, ela foi treinada pelos “Mestres da Sabedoria Antiga”, misteriosos homens sobrenaturais que ela supostamente encontrou nas suas viagens pelo mundo, mas cuja identidade mundana ela nunca revelou (excepto os seus nomes ou iniciais, que ninguém podia verificar externamente) (3). Afirmou que, numa alegada visita sua ao Tibete, dois deles ajudaram-na a desenvolver e controlar os seus poderes psíquicos, incluindo a telepatia (3). Ela também alegou que estes “Mestres” foram a fonte de muitos dos seus escritos publicados (7).

Os “Mestres da Sabedoria Antiga”

Quem disse ela que eram estes “Mestres da Sabedoria Antiga”? De acordo com ela e os seus seguidores:  (3)

“A ideia central da crença teosófica é que um grupo de adeptos espirituais conhecidos como os Mestres não só existem como também foram responsáveis pela produção dos primeiros textos teosóficos. ... São percebidos como uma fraternidade de homens humanos altamente evoluídos, tanto em termos de desenvolvimento moral avançado como de realização intelectual. Alega-se que alcançaram um tempo de vida extra longo, e que obtiveram poderes sobrenaturais, incluindo clarividência e a capacidade de projectar instantaneamente a sua alma para fora do seu corpo para qualquer outro lugar. ... Segundo Blavatsky, no final do século XIX a sua residência principal situava-se no reino do Tibete nos Himalaias”.

Uma espécie de possessão:

As duas obras mais importantes de Blavatsky foram “Isis Desvelada”, publicada em 1877 (2a), e a extra longa “A Doutrina Secreta”, publicada em 1888 (2b). Ao escrever o seu livro “Isis Desvelada”, Blavatsky afirmou estar ciente de uma segunda consciência dentro do seu corpo, referindo-se a ela como “o inquilino em mim”, e afirmando que foi esta segunda consciência que inspirou grande parte da escrita (3). Alguns dos seus seguidores afirmam que o seu livro principal, “A Doutrina Secreta”, foi escrito, juntamente com ela, por dois dos “Mestres” de Blavatsky que a estimavam como “agente directa” e “discípula” (8) e que alegadamente comunicavam telepaticamente com ela (8b)(9).

Confirmação de um discípulo:

Como exemplo e confirmação do modo de funcionamento destes supostos “Mestres de Sabedoria”, uma conhecida discípula de Blavatsky, Annie Besant, dá-nos um relato nas suas próprias palavras:

“A primeira ocasião em que vi o meu Mestre, pouco depois de ter entrado para a Sociedade [Teosófica], ... Uma noite, fui subitamente despertada por uma sensação extraordinária que estava na sala. ... Ao pé da cama apareceu uma figura luminosa, que ali permaneceu de meio minuto a um minuto. Era a figura de um homem muito alto, e eu pensava, pelas imagens que tinha visto, que era o Mestre de Blavatsky. ... A figura brilhante ficou parada, a olhar para mim, ... Assim permaneci imóvel, e depois, gradualmente, a figura foi-se desvanecendo. No dia seguinte contei a H. P. Blavatsky o que tinha acontecido, e ela respondeu: 'Sim, o Mestre veio ver-me à noite, e veio ao vosso quarto para vos ver'. Esta foi a minha primeira experiência de ver um Mestre; deve ter sido claramente um caso de materialização, pois, como já disse, na altura não era de todo clarividente”. (10)

Confirmação de mais discípulos/seguidores:

Segundo um autor, “Mais de vinte e cinco indivíduos [incluindo Annie Besant] testemunharam ter visto e estado em contacto com os Mahatmas [Mestres da Sabedoria] durante a vida de H. P. Blavatsky”. (11)

Volver a DETALLES



Quem geria realmente o canal “Blavatsky”?

Depois de ler sobre os ensinamentos de Blavatsky (ver a secção “Quais eram os seus "ensinamentos"?” acima) não deve haver dúvidas sobre quem foi realmente a sua fonte de inspiração e o seu verdadeiro mestre (com ou sem o seu pleno conhecimento disto): aquele cujo culto ela promoveu. Nesta secção, veremos que o modo de operação se enquadra perfeitamente nessa conclusão.

A deceiptful and false appearence

Como cristãos, devemos saber que existe uma realidade espiritual que coexiste e interage com o mundo físico, com influências espirituais boas (divinas) e más (não divinas) silenciosamente em acção no nosso mundo (12). Não devemos excluir automaticamente que Blavatsky e alguns dos seus discípulos tenham sido efectivamente visitados por algumas entidades que eles acreditavam serem Mestres humanos transcendidos. O que está em questão é a verdadeira natureza destas “entidades”. Podem ser —e todos os sinais apontam para isso— influências espirituais impuras que assumem uma aparência enganadora: a aparência de seres humanos que se materializam a partir de lugares remotos.

Rejeição voluntária de Deus e cegueira subsequente

Os teosofistas e os semelhantes afirmam ter uma “mente aberta” (livre de dogmas), mas não abrem suficientemente as suas mentes para questionar a bondade dos seus “mestres” e a natureza que esses mestres afirmam ter. Porquê? Porque, anteriormente, o teosofista fechou a sua mente à realidade e à ajuda do Deus Verdadeiro, o Único que verdadeiramente os podia iluminar para distinguir o bem do mal.

O caso de Blavatsky e muitos outros —que afirmam estar a “canalizar” ensinamentos de “mestres” ou mesmo “extraterrestres”— têm esta característica em comum: a rejeição voluntária de Deus, pelo sujeito que vive a experiência, na busca da sabedoria espiritual – como foi o caso do Rei Saul (Primeiro Livro de Samuel, cap. 28) (13). O problema é que, sem a iluminação de Deus, estas pobres pessoas não podem acreditar que as suas experiências espirituais são de natureza enganosa.

Agora, resumindo sobre Blavatsky, temos:

(a) O modo de funcionamento: “uma segunda consciência dentro do seu corpo” que inspirou grande parte (ou todos) dos seus escritos (3).

(b) Uma rejeição voluntária de Deus como condição prévia na sua busca da sabedoria divina.

(c) Um inimigo declarado contra o qual lutam: o próprio Deus e, particularmente, o verdadeiro Cristo e a Fé Cristã.

(d) Um objectivo —“a adoração do Dragão” (2)— acompanhado pela tentação da antiga serpente para a humanidade: “o homem é verdadeiramente a divindade manifestada” e pode ser “redimido a si próprio” (2).

(e) Os frutos maus: Ver a secção seguinte, “Como influenciaram eles o mundo”.

(f) A impressão digital —um orgulho desmedido— de aquele que afirma estar acima de Deus, reflectida na caneta de Blavatsky quando ela disse que ele era “o verdadeiro criador e benfeitor” e “mais alto e mais velho que Jeová” (2).

Chamemos-lhe apropriadamente: a “segunda consciência” manifestada no corpo e na mente de Blavatsky é o exemplo perfeito de uma possessão demoníaca permitida pela anfitriã, até ao ponto em que inspirou grande parte (se não todos) dos seus escritos. A conclusão não podia ser mais clara:

Helena Petrovna Blavatsky foi um engano espiritual dirigido por satanás através dos seus lacaios (espíritos impuros), ou directamente por ele, disfarçados de “mestres transcendidos”. Não importa o nível de conhecimento que Blavatsky tinha sobre o engano ou quantas mentiras acrescentou por si própria. Ela poderia muito bem ter sido manipulada por espíritos enganadores para acreditar que eram “seres humanos evoluídos que projectam as suas almas do Tibete” ou qualquer outra coisa. A sua credulidade a este respeito serviria para fazer dela um instrumento mais adequado para os seus seguidores aceitarem o seu testemunho “porque ela acredita realmente no que diz”.

Claro que, por causa disto, os seus “mestres” a estimavam como um recurso valioso —chamavam-na “agente directa” e “discípula” (8a)— uma vez que ela era o canal perfeito para espalhar a imundície espiritual pelo mundo.

Volver a DETALLES



Como eles influenciaram o mundo – Os seus maus frutos

Algumas das “realizações” obtidas através da infame Blavatsky e da obra que ela fundou e patrocinou, Theosophy:

A inimizade contra as Religiões Tradicionais

Disse que “o Bramanismo e o Budismo, o Cristianismo e o Maometanismo desaparecerão” (2); que a sua obra Isis Desvelada foi “especialmente dirigida contra o Cristianismo teológico, o principal adversário do pensamento livre” e que “atiramos a nossa manopla aos teólogos dogmáticos que querem escravizar tanto a história como a ciência”.

O nosso comentário:

Note-se que ela opõe “Teo-Sofia” a “Teo-Logia”, mas ambas significam literalmente “Conhecimento ou Estudo de Deus” (do grego, teo/zeus=“deus”, “sofia”=“conhecimento”, “logos”=palavras/fala/razão). Isto é, de facto, uma admissão de que ela não abandonou realmente o conceito de “Teologia” mas criou a sua própria (falsa) Teologia, com os seus próprios dogmas, enquanto atacava os outros por serem “dogmáticos”.

Os seus dogmas fundacionais são: fé em Mestres transcendidos, rejeição do Deus tradicional, crença numa “divindade em nós mesmos”, a bondade de satanás / lucifer / anjos caídos (e a sua consequente reabilitação na história das religiões) e a fé que, a partir destes princípios, o homem pode alcançar o conhecimento da “divindade” por si mesmo (“Dogma”: uma proclamação particular que, se não for aceite, impede alguém de ser um seguidor adequado da Fé proposta).


Nova Era / New Age (14)

“Juntamente com a tradição ocultista ocidental, os teosofistas forneceram quase todos os fundamentos do movimento 'Nova Era' ('New Age')” (2) “Nenhuma organização ou movimento contribuiu com tantos componentes para o movimento Nova Era como a Sociedade Teosófica.” (3)

Occultismo

“A origem de várias centenas de novas organizações ocultistas pode ser traçada directamente à Sociedade Teosófica” (2) A Sociedade Teosófica “tem sido a maior força na disseminação da literatura ocultista no Ocidente no século XX”. (3)

Nazismo

“Mesmo antes da Primeira Guerra Mundial, as seitas ocultistas-racistas völkisch [étnico-nacionalistas] da Áustria e da Alemanha tinham extraído as ideias da Teosofia para o culto Ariano-Germânico da Ariosofia. Noções de um sacerdócio de elite, gnose secreta, uma era de ouro pré-histórica, ... As suas ideias e símbolos foram filtrados em vários grupos anti-semitas e nacionalistas na falecida Alemanha de Wilhelm, de onde surgiu o primeiro Partido Nazi em Munique após a guerra.” (2)



A suástica é um elemento central no logótipo da Sociedade Teosófica (15)

Astrologia

“A Teosofia também alimentou uma astrologia renascida. ... Começando com minúsculos grupos astrológicos no final do século XIX, a astrologia fez um surpreendente regresso para se tornar a prática ocultista popular mais dominante na segunda metade do século XX”. (2)

Crenças perigosas das religiões orientais

“A sua Sociedade [Teosófica], os seus membros e os seus ramos tornaram-se o principal veículo para as filosofias budistas e hindus [em formas distorcidas] entrarem na consciência ocidental, não apenas como um estudo académico, mas como algo digno de ser abraçado”. (2) “Mais do que qualquer outro indivíduo, Blavatsky foi responsável por trazer o conhecimento da religião e filosofia oriental para o Ocidente.” (3)

“Eles abriram o caminho para o melhor e o pior dos gurus orientais que se estabeleceram no Ocidente. Introduziram na linguagem comum conceitos como karma e reencarnação (16), meditação [sem Deus] e o caminho espiritual [sem Deus]” (2)

“Blavatsky preparou o caminho para a emergência de movimentos posteriores como a Sociedade Internacional da Consciência Krishna, o movimento de Meditação Transcendental, Budismo Zen, e Yoga (17) no Ocidente”. “As duas maiores realizações do movimento de Blavatsky foram popularizar no Ocidente a crença na reencarnação (16) e numa única alma divina do mundo.” (3)

O nosso comentário:

Em geral, fomentaram uma cultura mundial de falso misticismo (18): a falsa crença de que uma alma pode desenvolver-se inofensivamente sem a ajuda e orientação do Deus Verdadeirouma crença muito perigosa sobre a qual já avisámos (ver Epílogo).


Volver a DETALLES



NOTAS             

(1) Independentemente do facto de ela afirmar que os seus mestres eram homens e não espíritos (na realidade eram espíritos impuros), o domínio dos seus escritos era o mundo espiritual. É nesse sentido que a chamamos de “espiritualista”.

(2) Lee Penn: Helena Blavatsky e a Sociedade Teosófica (em Inglês)

Esse documento contém citações de dois livros principais de Blavatsky:


(a)Isis Unveiled: A chave-mestra dos mistérios da ciência e teologia antigas e modernas”, publicado em 1877 (em Inglês)

(b)A Doutrina Secreta, a síntese da ciência, religião e filosofia”, publicado em dois volumes em 1888 (em Inglês)


Uma nota particular:

(c)Como Lee Penn salientou: Segundo Helena Blavatsky, “o Cristianismo teológico” é “o principal adversário do pensamento livre”. Ao que acrescentamos: a inconsistência disto é que ela costumava dizer “dogmática” quando falava de ensinamentos cristãos e “doutrina” quando falava dos seus próprios ensinamentos, sem reconhecer que estava de facto a introduzir os seus próprios dogmas. Uma dica: um dogma não exclui necessariamente um acto de livre vontade; todos são livres de acreditar no Cristianismo ou no Blavatskismo, cada doutrina com os seus próprios “dogmas”. Ver também o nosso comentário em “A inimizade contra as Religiões Tradicionais” na secção “Como eles influenciaram o mundo – Os seus maus frutos”.

(3) Wikipedia: Helena Blavatsky (em Inglês, fonte de cotações, e em Português)

Uma nota particular:


(a) Segundo esta fonte, ela co-fundou a Sociedade Teosófica em 1875 e foi a principal teórica da Teosofia. Alguns teosofistas vão mais longe e afirmam que ela foi directamente “a fundadora do movimento Teosófico moderno”.

(4) Alguns afirmam que a Teosofia é um conceito anterior à Sociedade Teosófica de Blavatsky e que não é exclusivo da doutrina de Blavatsky. Não vamos discutir isto. No entanto, neste documeento, referimo-nos exclusivamente à Teosofia de Blavatsky. Ao fazê-lo, não estamos a implicar que o conceito geral da Teosofia seja desprovido de crítica. Em particular, consideramos o conceito de “Teosofia Cristã” insustentável, na medida em que é entendido como a busca do conhecimento da divindade por meios esotéricos, separados do e sem reivindicar a guia do Deus Verdadeiro.

(5) A Doutrina Secreta por H. P. Blavatsky – Vol. 2, Par I, Stanza 10 (em Inglês)

(6) Fonte da declaração

(7) “Também declarou que estes mestres foram a fonte de muitos dos seus escritos publicados.” – Wikipedia: Theosophy (em Inglês, fonte da citação, e em Português)

(8) Entre os seguidores de Blavatsky, há duas versões principais da inspiração sobrenatural de “A Doutrina Secreta”:


(a) “O Mestre K.H. certificou que [o livro de Bvavatsky] "A Doutrina Secreta" foi escrito por ele e pelo Mestre Morya, juntamente com o que eles chamavam a sua "Agente Directa" e "Irmã" Helena Petrovna Blavatsky, que também foi por vezes referida como "Upasika", um termo budista que significa "discípula feminina". Foi, como ele disse, uma 'tripla produção'.” – Quem escreveu The Secret Doctrine? (em Inglês)

[Note-se que, embora a citação diga "Mestre K.H. certificou isso", a própria existência do Mestre K.H. não foi em absoluto certificada; foi apenas queque Blavatsky e os seus seguidores afirmaram que ele se materializava perante ela a partir de um lugar distante].

(b) Segundo Alice Bailey, que se posicionou como sucessora espiritual de Blavatsky (link em Inglês), foi um “Mestre” diferente (chamado Djwal Khun, segundo Bailey) que não só inspirou, mas também ditou telepaticamente “A Doutrina Secreta” a Blavatsky.


(9) “Mas nos primeiros tempos ela não disse exactamente ao público que era realmente ajudada nesse trabalho pelos Mestres, que lhe davam de tempos a tempos certos dados que de outra forma não podia obter. Contudo, [o livro] 'A Doutrina Secreta' não disfarça a verdadeira ajuda, e ela afirma, como muitos de nós também acreditamos, que os Mestres tiveram uma mão nessa grande produção.” (Quem foi o autor de A Doutrina Secreta)

O nosso comentário: Uma vez que os “Mestres” não estavam fisicamente presentes com ela (não há testemunho de que ela tenha sido regularmente visitada por homens reais e físicos para a escrita dos seus livros), eles estão a implicar algum tipo de comunicação sobrenatural: chamem-lhe o que quiserem, “canalização”, “telepatia”, “ditado”, “escrita automática”, “espaço astral”, “outras dimensões” .... Em suma, nada mais do que meios infernais para influenciar as pessoas a acreditar que estão a contactar “humanos evoluídos”, “anjos da luz”, “extraterrestres”, etc.

(10) Theosophy Wiki: Annie Besant  (em Inglês, fonte da citação, e em Português)

(11) Compilação de casos de encontros com mahatmas teosóficos (em Inglês)

(12) Ver, por exemplo: O mundo espiritual e como influencia o nosso comportamento (em Espanhol) e Milagros y Profecías – El Mecanismo (em Espanhol)

(13) Psicólogos, adivinhos, curandeiros – E Deus? (em Português)

(14) Documentos sobre o movimento da “Nova Era” (“New Age”):


(a) Uma extensa exposição do movimento New Age (em Inglês)
(b) Os milagres de Jesus não fazem dele um mago (em Espanhol)
(c) A incompatibilidade radical do cristianismo com os ensinamentos da “Nova Era” (em Espanhol)

(15) Fonte: Wikipedia: Theosophy (em Inglês. fonte da informação, e em Português)

(16) Reencarnação: Uma aparência criada por espíritos impuros ganhando acesso através de feridas espirituais

(17) Note-se que a ideologia aparentemente inofensiva que acompanha a prática do “Yoga” é um caso particular da Falsa Mística que definimos nas mesmas linhas: a falsa crença de que uma alma pode desenvolver-se inofensivamente sem a ajuda e orientação do Deus Verdadeiro. Não pode ser inofensiva de forma alguma uma ideologia que põe Deus de lado na busca do progresso espiritual, porque, juntamente com o progresso e benefícios aparentes, abre-se a porta a influências espirituais que não vêm de Deus.

(18) Um exemplo perfeito de falso misticismo: Misticismo induzido por drogas (en Inglês)




Documentos relacionados

Falso Amanhecer - Capítulo 10: Helena Blavatsky e a Sociedade Teosófica  (en Inglés)

False Sunrise - Capítulo 11: Alice A. Bailey e Lucis Trust  (en Inglés)

Uma extensa exposição sobre o movimento Nova Era - por Lee Penn (en Inglés)

O cristianismo é incompatível com os ensinamentos da Nova Era  (em Espanhol)

Os milagres de Jesus não fazem dele um mágo  (em Espanhol)

O uso de drogas alucinógenas como uma forma de se aproximar a Deus  (en Inglés)

Drogas alucinógenas e misticismo religioso  (en Inglés)

O mundo espiritual e como ele influencia o nosso comportamento - O que parece ser a reencarnação não é realmente a reencarnação  (em Espanhol)

Divinações e curas milagrosas... e Deus?  (em Português)

O que dizem as Escrituras sobre Magia, Ídolos, Feitiçaria, Adivinhação  (en Inglés)

A falsificação teológica do filme "Filho de Deus" de Mark Burnett e Roma Downey  (em Espanhol)

Viver o Espírito Ecuménico - Católicos interagindo com seguidores de outros credos (em Espanhol)

O papel-chave da prática ocultista na Alemanha nazi  (em Espanhol)



In English:  The real nature behind Blavatsky's "Masters of Wisdom" and her Theosophy

En Español:  La verdadera naturaleza de los "Maestros de Sabiduría" de Helena Blavatsky y su Teosofía

Publicado a 18 de Agosto de 2022


O Selo de São Miguel Arcanjo © Copyright 2022 - 2024 pela The M+G+R Foundation. Todos os direitos reservados. No entanto, este documento pode ser livremente reproduzido e distribuído desde que: (1) seja dado o devido crédito quanto à sua fonte; (2) não sejam feitas alterações ao texto sem consentimento prévio por escrito; e (3) não seja cobrada qualquer quantia.


The M+G+R Foundation
Na Internet desde 1998
Introdução para Primeira Visita Preguntas frequentes
Página Principal Portugues Página de Procura
Termos de Utilização Sobre Nós Contacto
Sitio de Emergência (Cópia Espelhada)
English Español